OUTogether

Imagem1

 

A Plataforma PAJE encontra-se integrada enquanto parceira no projeto OUTogether, financiado pela União Europeia através da linha de financiamento Rights, Equality and Citizenship, subordinada ao tópico “Capacity-building in the area of rights of the child”.

O OUTogether é um projeto com a duração de 24 meses, cujo início formal data de Abril de 2018, que visa melhorar o acompanhamento das crianças e jovens em regime de acolhimento residencial e familiar, em três Estados europeus (Portugal, Bulgária e Croácia), nomeadamente através do desenvolvimento/aperfeiçoamento de mecanismos de apoio à autonomia destas crianças e jovens.
Encontra-se sob coordenação da APDES (Agência Piaget para o Desenvolvimento) e tem como parceiros a Plataforma PAJE, a instituição SIRIUS da Croácia (um centro de aconselhamento psicológico, treino educativo e investigação) e o instituto SAPI da Bulgária (instituto de atividades e práticas sociais).

Tem como foco o processo de saída do acolhimento residencial e como objetivos: a) aumentar a cooperação nacional e transnacional no âmbito das políticas de proteção a crianças em acolhimento; b) desenvolver as aptidões necessárias para que as crianças e jovens possam viver de forma independente e autónoma – preferencialmente, antes da saída das casas de acolhimento; e c) melhorar o apoio integrado prestado a crianças e jovens após a sua saída das casas de acolhimento.

Os jovens residentes e ex-residentes em casas de acolhimento estão fortemente envolvidos neste projeto, desde o desenho à implementação, participando como especialistas e contribuindo com a sua perspetiva no desenvolvimento de todas as atividades.

Os vários produtos finais que se espera que resultem deste projeto serão coordenados pelas entidades dos diferentes países envolvidos, unidas em torno de um mesmo objetivo, pretendendo que seja um projeto cujas conclusões tenham impacto a nível internacional.