Novidades

PAJE e APPBG

No âmbito do protocolo estabelecido entre a PAJE e a APPBG – Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, foi lançada uma iniciativa que visa proporcionar algum apoio às crianças e jovens que vivem em Casas de Acolhimento (PVO – Professor Voluntário Online).

Os professores voluntariaram-se em grande número e basta que as Instituições nos transmitam o seu interesse, para que estes Professores Voluntários possam ajudar os meninos e meninas a melhorarem as aprendizagens.

O apoio poderá ser efetuado por telefone e/ou e-mail (em casos relativamente simples), ou em sessões online, através das plataformas síncronas de videoconferência (Zoom, Teams, Meet, …).

 Em março, a Comissão Europeia deu a conhecer Plano de Ação Europeu para os Direitos Sociais. Este Plano de Ação apela aos Estados-Membros para que tenham como objetivo tirar pelo menos 5 milhões de crianças da pobreza até 2030 e promover cada vez mais a inclusão social.  Entre os dias 7 e 8 de maio, na Cimeira Social do Porto, que decorre enquanto Portugal preside à EU, pretende-se garantir que os Estados-Membros priorizem o investimento nas crianças nos próximos anos.  A Aliança da UE juntou forças com o Parlamento Europeu e várias organizações que defendem os Direitos da Criança para continuar a pressionar o Conselho da UE a adotar e implementar uma ambiciosa Garantia à Criança.  A Eurochild contribuiu afincadamente para a elaboração dos documentos que serão apresentados e a PAJE, enquanto membro efetivo, associa-se na divulgação do evento.

Seminário “O que se passa na infância, não fica na infância”

Seminário “O que se passa na infância, não fica na infância”

Dirigido a profissionais da área da infância (Professores, Educadores, Psicólogos, Animadores, Assistentes sociais, etc.) mas igualmente a Estudantes, Pais… e aberto à comunidade em geral.
Sintam-se à vontade para divulgar pois não necessita inscrição e o acesso é gratuito (donativo livre – fica ao critério dos participantes).

Link de acesso:
https://us02web.zoom.us/j/82016776789?pwd=dWppcEJ2ZUgxell2bW1aUWk2ZUc2Zz09

“Quanto mais trabalho, mais sorte tenho!”

“Quanto mais trabalho, mais sorte tenho!”

Esta frase é de um jovem ex-acolhido com um percurso de vida fantástico e aplica-se bem à PAJE.

Nesta época Natalícia recebemos uma notícia que nos deixa muito felizes, pois é o reconhecimento Europeu de um projeto, uma entidade e do trabalho por ela desenvolvido.

A EUROCHILD é uma rede europeia de organizações, com mais de 170 membros de 34 países, que trabalham em toda a Europa para promover os direitos e o bem-estar das crianças e jovens, lutando por uma sociedade que respeite os seus direitos, através da dinamização de capacidades internas e de práticas de intercâmbio e pesquisa, procurando influenciar os decisores para que o bem-estar das crianças esteja no cerne da formulação de políticas públicas, tendo como referencial a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança